Seu bebê chora e você não consegue acalmá-lo? A partir da 2ª semana de vida, é comum começarem os episódios angustiantes de choro, acompanhados de braços, punhos e perninhas contraídos.
A cólica infantil não afeta só o bebê, mas também os papais e mamães de primeira viagem, que se assustam e perdem muitas noites de sono.
Porém, esse é o início do período normal de cólica em bebês recém-nascidos1, que pode durar até o 3º ou 4º mês de vida. As contrações da musculatura abdominal são naturais e fazem parte desse início, enquanto o corpinho do bebê se adapta à vida fora do ventre da mãe. É quando ocorre o amadurecimento do mecanismo da digestão2.
O que é cólica em bebês3 e por que eles sentem isso?
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria4, a dor abdominal é uma das queixas mais comuns no atendimento pediátrico e, na maioria dos casos, se referem a processos benignos.
A cólica em bebês recém-nascidos pode ocorrer tanto em crianças que são amamentadas pela mãe, quanto nas que recebem o alimento pela mamadeira.
O desconforto pode ser atribuído à imaturidade dos sistemas gastrintestinal e nervoso central, alergia à proteína do leite ou refluxo5.
Um ambiente estressante e até mesmo hábitos da gestação podem causar cólicas em bebês.
Como saber se meu bebê está com cólica?
Para identificar se é isso mesmo que seu bebê está sentindo, analise:
- Ele já comeu?
- A fralda está limpa?
- Está agasalhado?
- A temperatura do ambiente está agradável?
- Está com o sono em dia?
Se todas essas possibilidades foram descartadas e ele continua a chorar, há grandes chances de estar com cólica.
Será que é cólica6?
Pontos de atenção a ser observados:
- Rosto avermelhado e com expressão de dor;
- Perninhas e bracinhos contraídos;
- Mãozinhas fechadas;
- Gases e barriguinha rígidas.
Dicas para aliviar a cólica em bebês
É de apertar o coração ver o pequeno sofrer tanto, mas o primeiro passo para trazer tranquilidade para seu bebê é manter a calma. Separamos algumas dicas7 que podem te ajudar no dia a dia.
Pequenas ações podem trazer mais conforto para o neném e para os pais:
Ofereça colo para o bebê
O contato pele a pele pode não só amenizar os episódios de choro, como trazer benefícios para o crescimento da criança. A barriguinha dele em contato com a sua também pode oferecer calor e aconchego.
Cuide da postura durante a amamentação
Manter a coluna reta durante a mamada no peito ou mamadeira evita que ele engula ar e tenha gases.
Compressa morna pode ajudar
A dica de vó é esquentar uma toalhinha com ferro e colocar na barriguinha do bebê. Lembre-se sempre de verificar se não está quente demais e envolver em um pano para não tocar direto a pele e causar queimaduras.
Massageie a barriguinha
A massagem no sentido circular8, com pouca pressão e ao redor do umbigo, ajuda a soltar os gases. Um óleo vegetal e sem perfume também pode tornar o momento mais tranquilo para mamãe e bebê.
Banho morno
Um banho morninho acalma qualquer um! Com a luz baixa, certifique-se de que a temperatura da água está adequada, acaricie levemente as costas, barriguinha, pés e pernas do bebê.
Use alternativas naturais
Colicaliv é uma formulação exclusiva de componente naturais, indicada para alívio das cólicas em bebês e recém-nascidos.
OS CINCO sentidos do bebê. CRESCER, 2022. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Desenvolvimento/noticia/2020/10/os-cinco-sentidos-do-bebe.html. Acesso em: 11 de maio de 2023.
TEMPERAMENTO infantil: compreenda a personalidade do seu filho. Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 2014. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/infantil/para-pais/2014/11/temperamento-infantil-compreenda-a-personalidade-do-seu-filho. Acesso em: 11 de maio de 2023.
COMO lidar com o choro e o sono do bebê nos primeiros meses? Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 2014. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/infantil/para-pais/2014/08/como-lidar-com-o-choro-e-o-sono-do-bebe-nos-primeiros-meses Acesso em: 11 de maio de 2023.
CRIANDO bons hábitos de sono para o bebê. Baby Center, 2021. Disponível em: https://brasil.babycenter.com/a1500242/criando-bons-h%C3%A1bitos-de-sono-para-o-beb%C3%AA-0-a-3-meses. Acesso em: 11 de maio de 2023.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. “OMS – Benefícios da amamentação superam riscos de infecção por COVID-19”, 2020. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1963-oms-beneficios-da-amamentacao-superam-riscos-de-infeccao-por-covid-19. Acesso em: 21 de setembro de 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. “Posição da Sociedade Brasileira de Pediatria diante do Guia de Alimentação do Ministério da Saúde”, s/d. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/ALIMENTACAO_COMPLEMENTAR_MS.pdf. Acesso em: 21 de setembro de 2022.
RIBEIRO, Sani Santos. “Desenvolvimento do bebê com 1 mês: peso, sono e alimentação”, 2022. Disponível em: https://www.tuasaude.com/bebe-com-1-mes/. Acesso em: 21 de setembro de 2022.
COLICALIV É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS.
PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
COLICALIV – Matricaria chamomilla 4CH 0,25 mL/mL, Mentha piperita 6CH 0,25 mL/mL, Magnesia phosphorica 5CH 0,25 mL/mL, Colocynthis 6CH 0,25 mL/mL. INDICAÇÃO: Auxiliar no alívio do desconforto causado por cólicas abdominais flatulentas em recém-nascidos e crianças. VIA ORAL. USO PEDIÁTRICO. Medicamento dinamizado notificado junto à Anvisa conforme RDC nº 238/2018. OUT/22